29.10.15

Teste número 03 = Pokémon



Pokémon (ポケモン, Pokemon?, /ˈpkmɒn/ POH-kay-mon)[1] [2] é uma franquia de mídia que pertence a The Pokémon Company,[3] tendo sido criada por Satoshi Tajiri em 1995.[4] Ela é centrada em criaturas ficcionais chamadas "Pokémon", que os seres humanos capturam e os treinam para lutarem um contra o outro como um esporte.



A franquia começou com um par de jogos lançados para o Game Boy original, desenvolvidos pela Game Freak e publicados pela Nintendo. Atualmente, a franquia se estende em jogos, card games, série de televisão, além de filmes, mangás e brinquedos. Pokémon é a segunda franquia de mídia de jogos mais bem sucedida e lucrativa do mundo, atrás da franquia de Mario que também pertence a Nintendo.[5]

Em 2006, a franquia celebrou seu aniversário de 10 anos.[6] As vendas dos jogos (incluindo home console games, como Hey You, Pikachu!, para Nintendo 64) acumularam mais de 200 milhões de cópias vendidas.[7] Em novembro de 2005, a 4Kids Entertainment, que tinha conseguido o licenciamento da série animada, anunciou que havia concordado em não renovar o contrato da representação da franquia. A Pokémon USA Inc. (atualmente The Pokémon Company International), uma subsidiária da japonesa Pokémon Co., passou a supervisionar todas as licenças de Pokémon fora da Ásia.[8] Até 2013, a franquia de Pokémon acumulou ¥4 trilhões ao redor do mundo[9] (equivalente a US$40.98 bilhões).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Luckyficious © 2018. Todos os direitos reservados.